Circuito para uma visita completa do Equador continental e ainda com um cruzeiro nas ilhas Galápagos.
13 Dias / 11 Noites
+ 517.24 € (Supl. e Taxas)
1º Dia Portugal / Quito
2º Dia Quito
3º Dia Quito / Otavalo / Quito
4º Dia Quito / Riobamba
5º Dia Riobamba / Ingapirca / Cuenca
6º Dia Cuenca / Quito
7º Dia Quito / Ilha San Cristóbal
8º Dia Ilha San Cristóbal
9º Dia Ilha San Cristóbal / Ilha Española
10º Dia Ilha Española / Ilha Floreana
11º Dia Ilha Floreana / Ilha Santa Cruz / Guayaquil
12º Dia Guayaquil / Portugal
13º Dia Portugal
1º Dia Portugal / Quito
Comparência no aeroporto 180 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Quito, via uma cidade de ligação. Assistência à chegada e transporte ao Hotel. Alojamento.
2º Dia Quito
Após o pequeno-almoço, saída para visita da cidade de Quito e desfrutar desta joia urbana com os seus tesouros de arte e arquitetura. O centro histórico de Quito, o maior e mais bem preservado da América do Sul, foi classificado pela Unesco como Património Cultural da Humanidade. O passeio começa com uma paragem na Basílica, considerada uma das peças mais importantes da arquitetura neogótica do Equador. Continuação até à Praça Grande (também chamada Praça da Independência), para admirar os seus edifícios históricos, entre os quais o Palácio Presidencial, a Catedral e o Palácio do Arcebispo. O passeio prossegue até à imponente Igreja de São Francisco de Quito, o maior complexo religioso da América do Sul. A igreja abriga obras-primas de talentosos artistas indígenas da famosa Escola de Arte de Quito. A próxima visita tem como destino a Virgen del Panecillo, onde se pode desfrutar de uma vista espetacular da cidade e ver o contraste entre a parte colonial e a parte moderna da capital do Equador. Uma das visitas mais interessantes do Centro Histórico é a Igreja da Companhia de Jesus. Considerada a obra mais representativa da arte barroca do Equador. A sua fachada é esculpida em pedra vulcânica e o seu interior é revestido a folha de ouro. Tempo ainda para uma paragem imperdível no complexo do “Meio do Mundo”. O local apresenta um Monumento alusivo ao Equador construído após a Missão Geodésica Francesa do século XVIII, liderada pelos cientistas franceses Condamine, Bouguer, Godin e pelo geógrafo equatoriano Pedro Vicente Maldonado, que estudou a curvatura do planeta e determinou a localização do equador. Este lugar único permite que se fique em ambos os hemisférios, bem próximo ao monumento do Meio do Mundo. Além disso, o complexo tem um Museu Etnográfico, um planetário, lojas de artesanato, cafés e restaurantes. O passeio termina no museu interactivo de Intiñan que patenteia exposições de geografia astronómica ao ar livre e explica a importância da localização geográfica do Equador, fomentando a aprendizagem sobre as culturas equatorianas pré-colombianas. Alojamento.
3º Dia Quito / Otavalo / Quito
Após o pequeno-almoço, partida rumo a Imbabura conhecida como “A Província dos Lagos”. O percurso oferece vistas incríveis, passando pelos vales Calderón e Guayllabamba, onde se fará uma breve paragem para conhecer mais sobre a cultura local. Continuação por Cayambe onde se pode avistar o vulcão coberto de neve (5.790 m), o ponto mais alto do mundo atravessado pela Linha Equatorial. Esta pequena localidade também é famosa pelos seus biscoitos salgados com "queso de hoja" e "manjar". A excursão prossegue em direção à província de Imbabura, para uma breve paragem no Lago São Pablo ao maior lago do Equador. Chegada à cidade de Otavalo onde todos os dias se realiza o mercado local, uma tradição milenar e de intercâmbio cultural entre a comunidade de Otavalo. Tempo ainda para uma breve visita à pacata cidade de Cotacachi, famosa pelos seus produtos de couro. Regresso a Quito e alojamento.
4º Dia Quito / Riobamba
Após o pequeno-almoço, visita de dia inteiro à Reserva Natural de Chimborazo, localizada a 180 km de Quito. Este local abrange 58.560 hectares com pântanos que rodeiam o imponente vulcão Chimborazo (6.310 m de altitude), considerado a montanha coberta de neve mais alta do Equador e um dos mais altos do Mundo. Durante o passeio será possível observar a beleza da fauna e da flora de Chimborazo, que conta com lamas, alpacas, lobos-paramo, doninhas andinas, veados-paramo, gambás, falcões e condores. Para desfrutar de uma vista espetacular dos Andes equatorianos, poder-se-á subir ao Refúgio Hermanos Carrel, localizado a 4.800 metros de altitude, ou ainda ao Refúgio Edward Whymper, a 5.000 metros. Alojamento.
5º Dia Riobamba / Ingapirca / Cuenca
Pequeno-almoço no hotel e partida para Ingapirca, o maior e o mais importante complexo inca do Equador, localizada na província de Cañar, onde os Incas conviveram com os indígenas Cañari em tempos antigos. Este sítio arqueológico pré-colombiano é considerado o complexo arquitetónico inca mais bem preservado do Equador. A palavra Ingapirca deriva da língua Kichwa e significa “Muro do Inca”. Este local, foi também um importante centro religioso, político, científico, militar e administrativo durante a era Inca. Pelo que deduzem os especialistas, as ruínas albergavam cemitérios, observatórios solares, armazéns, e até uma praça indígena. Juntamente com as câmaras de armazenamento, calçadas e templo, Ingapirca oferece informações valiosas como nenhum outro lugar. Após a visita, partida para Cuenca. Alojamento.
6º Dia Cuenca / Quito
Após o pequeno-almoço, saída para uma visita à cidade de Cuenca, a quarta cidade mais importante do Equador e cujo centro colonial foi declarado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. Paragem nos pontos mais importantes de Cuenca, como a impressionante Catedral da Imaculada Conceição, com as suas enormes cúpulas cobertas de azulejos. A construção teve lugar em 1885 e durou mais de cem anos. O passeio continua até ao Mirante Turi para observar a bela cidade. “Turi” significa “irmão” em Quichua, a língua dos povos indígenas pré-coloniais. Mais tarde, visita a uma fábrica de chapéus de palha Toquilla, também conhecidos como Chapéus Panamá. Cuenca possui uma das maiores produções destes icónicos chapéus, sendo que a sua produção pode levar semanas ou meses, dependendo da sua qualidade e do tamanho. Após a visita, transporte ao aeroporto e partida para Quito. Alojamento.
7º Dia Quito / Ilha San Cristóbal
Em hora a combinar localmente, transporte ao aeroporto de Quito e partida para a Ilha San Cristóbal. Assistência à chegada e transporte ao cais para embarque no Cruzeiro M/Y Coral I ou M/Y Coral II e saída com destino ao Porto de Baquerizo Moreno. Após o desembarque, segue-se uma visita ao Centro de Interpretação; excelente lugar para aprender sobre a história natural das Galápagos. O Museu de História Natural exibe informações sobre a origem vulcânica das ilhas, as distâncias do continente, as suas correntes marinhas, o clima e a chegada de diferentes espécies e a sua colonização. Este espaço, exibe também uma narrativa cronológica dos acontecimentos mais significativos sobre a descoberta e a colonização das ilhas. Após a visita, segue-se uma caminhada de alta intensidade por Cerro Tijeretas, onde se poderá encontrar o “pássaro mimo” de San Cristóbal e observar as belas paisagens ao redor de uma colónia de nidificação de fragatas. Alojamento a bordo.
8º Dia Ilha San Cristóbal
Pela manhã, partida para León Dormido ou também conhecido como Kicker Rock. Esta antiga formação de tufo vulcânico erodido é composta por duas rochas de aproximadamente 148 m, nomeadas pela sua semelhança com um leão adormecido. Ao aproximar da costa, é-se surpreendido pela imponência das falésias de Cerro Brujo. Aqui pode-se desfrutar da praia e ver os leões marinhos, fazer snorkeling a partir da costa ou dar um passeio até uma lagoa escondida e observar cegonhas de pescoço preto, catracas, maçaricos e patos de coleira. Pela tarde, partida para Punta Pitt, onde terá início a subida até um ponto alto no íngreme cone do vulcão. Este é o único local das ilhas onde haverá a oportunidade de ver as três espécies de alcatraz no mesmo local. Os de patas vermelhas ficarão empoleirados na Cordia lutea e em pequenas árvores, os Nazca no chão perto da beira da falésia, enquanto, que os de patas azuis permanecem mais no interior. Alojamento a bordo.
9º Dia Ilha San Cristóbal / Ilha Española
Pela manhã, desembarque em Punta Suárez, uma ilha de interesse geológico, com formações vulcânicas e vida selvagem fascinante. É possível verificar a existência de uma grande colónia de leões-marinhos e aves marinhas, incluindo os rouxinóis Española, Alcatraz de Nazca, iguanas marinhas, lagartos de lava e os coloridos caranguejos zayapa. Outras aves que podem ser observadas são os pombos e os falcões das Galápagos, as gaivotas de cauda de andorinha e a maior colónia de albatrozes do mundo. Tempo ainda para admirar o incrível Blower, um orifício próximo ao mar que lança água até 23 metros de altura. Pela tarde, continuação do passeio até à Baía Gardner e às ilhotas Gardner e Osborn. O desembarque será feito numa praia de coral habitada por uma colónia de leões-marinhos. Início da caminhada ao longo da costa, onde se poderá observar falcões das Galápagos, pombos terrestres das Galápagos, bem como os rouxinóis de capuz, lagartos de lava, iguanas marinhas e outras espécies endémicas. Oportunidade de praticar snorkeling e observar a grande variedade de vida selvagem marinha existente naquele local como o peixe-anjo-rei, peixe-rei, peixe-donzela, peixe-papagaio, mantas, tubarões-brancos e tartarugas marinhas. Alojamento a bordo.
10º Dia Ilha Española / Ilha Floreana
Pela manhã, navegação até Punta Cormorán e Ilhote de Champion, na Ilha Floreana. O desembarque tem lugar na praia, onde se dará início à caminhada até à Lagoa Salobra, que tem uma das maiores populações de flamingos das Galápagos. O trilho continua até um dos locais de nidificação mais importantes das tartarugas verdes do Pacífico. Da praia, será possível observar os pinguins, as tartarugas marinhas, alcatrazes de patas azuis e tubarões de recife flutuando ao longo da costa em busca de alimento. Pela tarde, o desembarque terá lugar em Baía del Correo, localizada a norte da Ilha Floreana. A baía foi batizada pelo Capitão James Colnet em 1793, que instalou um barril de madeira que servia como caixa de correio informal para os marinheiros que ali passavam. Hoje, os visitantes continuam a mesma tradição de deixar seus cartões para outros turistas levarem. Apesar desta tradição se manter viva, o mundo natural e animal desta ilha são os verdadeiros tesouros da ilha. Oportunidade única de snorkeling para observar as tartarugas marinhas verdes. Alojamento a bordo.
11º Dia Ilha Floreana / Ilha Santa Cruz / Guayaquil
Pela manhã, partida para as montanhas das Galápagos, sendo possível admirar diversos tipos de aves, como tentilhões arborícolas e terrestres, papa-moscas, garças amarelas e garças bovinas. A viagem à reserva oferece grandes oportunidades para ver os contrastes que a ilha tem na variedade de ecossistemas. A estrada vai da costa através da área agrícola e diretamente para as densas florestas húmidas. As tartarugas gigantes das Galápagos também são frequentemente vistas ao longo do caminho. Este local é um paraíso para os observadores de aves, pois aqui vivem ou migram quase todas as aves presentes na ilha. Transporte ao aeroporto de Baltra e saída em voo com destino a Guayaquil. Assistência à chegada e transporte ao hotel. Alojamento.
12º Dia Guayaquil / Portugal
Depois do pequeno-almoço, visita à cidade de Guayaquil. O passeio começa com uma visita à principal avenida da cidade seguido de paragem em Las Peñas, bairro erguido no século XV e Património Cultural da Humanidade. Localizado no topo de uma montanha, este bairro colorido oferece uma bela vista incrível vista sobre cidade. Continuação até ao Parque Seminário, também conhecido como Parque das Iguanas, justamente por ser habitado por esta espécie animal. Mais tarde, transporte ao aeroporto, formalidades de embarque e partida em voo de regresso a Portugal, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.
13º Dia Portugal
Chegada e fim da viagem.